Sábado, 10 de Julho de 2010

Ginástica? Não, obrigada!

(do meu livro «Meu Mundo - Cá Dentro»)

(Conselhos para a minha amiga)

Sou preguiçosa, comodista e muito chata!

Do exercício, eu fujo: - Tenho uma 'lata'!

Assim transformo a minha vida num inferno.

Tento desculpas: o trabalho, o Verão, o Inverno...

 

Neste momento, eu sofro com a coluna.

Em mar de dor, eu vogo qual uma escuna

que balanceia, se eleva, caindo a pique;

enquanto a dor não permitir que eu me estique.

 

Mas que maçada, estar pra aqui toda dobrada.

A anca ao lado, espinhela desalinhada.

Respirar quero, tenho falta de ar no peito...

vou pendurar-me para ver se me endireito.

 

A minha máquina, um pouco enferrujada,

prega partidas, deixa-me desolada.

Pura desculpa pra acreditarem em mim,

digo: - Da idade? Não, eu sempre fui assim!

 

Como se aos vinte, ombros direitos, sem achaques

olhos pintados, saltos altos, sem ataques,

eu estivesse sem as costas bem escorreitas

e me torcesse assim, sujeita a estas maleitas.

 

Oh! Minha amiga! Como podemos mentir!...

Dos sessenta anos, todos queremos fugir.

Ainda tenho, de bónus, mais uns três anos;

serão melhores com 'regimes espartanos'.

 

Vou prometer pouco comer, fazer ginástica;

já está na hora da resolução ser drástica.

Tentar dieta, ir ao ginásio ou nada ...

fazer de tudo pra coluna endireitar.

 

Talvez assim, com redução do 'fim das costas'

Cheguemos aos sessenta anos, bem dispostas.

És nova e magra, mas eu mostro-te o caminho,

se insistires em pôr manteiga no pãozinho.

 

Come de tudo e vive com parcimónia;

verás que assim o fim da vida é outra história.

Respira bem, sem stress, toca alaúde...

Dirão de ti: «que morreu cheia de saúde».

------------------------------

1/2001

Laura B. Martins

Soc. Port. Autores nº 20958

publicado por LauraBM às 19:34
link do post | E custa, comentar neste blog? | favorito

*veja como eu sou

*subscrever feeds

*meter o nariz no blog

 

*Novidades no blog

* Poema - Alentejo e girass...

* Poema - Margem Sul

* Poema - Quinta do Anjo

* Poema - Patriotismo!

* Poema - Remorso!

* Poema - Encontro na marqu...

* Poema - Faca afiada

* Poema - Lar... doce lar!

* Poema - Difícil...

* Poema - Queres sair?

* Poema - Admirável mundo n...

* Poema - Meu universo rest...

* Ginástica? Não, obrigada...

* Poema - Zero horas

* Poema - Dispersos

*Antiguidades óptimas

*Também gostará de:

* 10 blogs para conhecer no...

* Sua presença basta

* Poema - Mais vale guardar...

*Links especiais dos Blogs da minha autoria

blogs SAPO